Foto: Lívia Villas Boas / CBF
Na primeira fase, Brasil e Colômbia empataram sem gols

A seleção brasileira feminina de futebol volta a campo neste sábado (2) para disputar a final da Copa América contra a Colômbia. A decisão será às 18h, no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A vaga na final foi conquistada com goleada por 5 a 1 sobre o Uruguai, na última terça-feira (29), pela semifinal. O resultado também garantiu ao Brasil a primeira vaga do país nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Os gols brasileiros foram marcados por Amanda Gutierres (duas vezes), Gio Garbelini, Marta e Dudinha.
Esta será a segunda vez que Brasil e Colômbia se enfrentam nesta edição do torneio. Na primeira fase, as equipes empataram em 0 a 0, também em Quito. Na ocasião, o Brasil jogou cerca de uma hora com uma jogadora a menos, após a expulsão da goleira Lorena ainda no primeiro tempo. O resultado garantiu às brasileiras a liderança do Grupo B, com a Colômbia em segundo.
As colombianas chegaram à final após vencerem a Argentina nos pênaltis por 5 a 4, na última segunda-feira (28), depois de empate sem gols no tempo normal.
O retrospecto histórico é amplamente favorável ao Brasil. A Seleção esteve presente em todas as decisões da Copa América Feminina e conquistou o título em oito das nove edições anteriores. A única vez em que foi vice-campeã foi em 2006, quando perdeu para a Argentina. Em 2022, o Brasil também enfrentou a Colômbia na final e venceu por 1 a 0.
— É um clássico como Brasil e Argentina, Brasil e Uruguai. A Colômbia gosta de jogar com a bola, o Brasil também. São dois times guerreiros. Tenho certeza que será uma grande final — afirmou o técnico Arthur Elias.